quarta-feira, 31 de março de 2010

A dinâmica das cidades

terça-feira, 30 de março de 2010

Novas Palavras do Vocabulário Básico do Corretor de Imóveis

Concierge - é o profissional que trabalha em prédios residenciais (ou hoteis) e tem como função manter a ordem e supervisionar as regras gerais do prédio. Na prática, um “concierge” resolve tarefas diversas. Em apartamentos residenciais, ele é responsável pelas correspondências, provê informações a residentes e visitantes, controla o acesso ao prédio, reforça as regras, e na ausência de um administrador, exerce papel intermediário entre o deste e o de um residente. Entre o século IXX e início do século XX, em prédios residenciais, em particular de Paris, um pequeno apartamento no andar térreo era sempre reservado à moradia do “concierge”, a fim de facilitar a este o acompanhamento da entrada e saída de pessoas. Hoje, este profissional, em moldes tradicionais é cada vez mais raro, sendo encontrado somente em prédios mais tradicionais da Europa. Em hoteis de luxo, um “concierge” é o profissional a partir do qual se espera que quase o “impossível seja alcançado”. Para atender ao pedido de um hóspede, não importa o quão estranho este pedido seja, o “concierge” deve dispor uma lista sem fim de contatos ao redor do mundo que possam lhe ser úteis. Profissional altamente qualificado, deve ter dentre características marcantes, uma combinação de simpatia, desenvoltura, elegância, requinte, sofisticação, informação, inteligência, capacidade de comunicação, além de expressar confiança e ética. Versões variadas do “concierge” são encontradas pelo mundo. No Brasil, por exemplo, derivações mais simples desta profissão são exercidas pelo zelador, porteiro, ou caseiro. Nos Estados Unidos podemos citar o “caretaker” ou o chamado “handy man”.




Pet Play ou Pet Care - é uma área em um condomínio destinada exclusivamente ao cuidado e entretenimento de seu animal de estimação. Não importa a raça de seu pet, labrador, basset, lhasa apso, fox terrier, ou um simpático vira-latas, eles estão ganhando cada vez mais espaço, a maioria deles já faz parte da família e alguns já tem inclusive poder de decisão na hora da escolha pelo novo imóvel da família. Empreendimentos de alta categoria nas grandes cidades como São Paulo já tem administradoras de condomínios que oferecem entre as opções espaços destinados exclusivamente para os pet’s, chamados Pet Play ou Pet Care. Estes espaços podem ser varados de acordo com o projeto do condomínio, mas eles oferecem espaços separados e fechados para que os moradores possam passear e brincar com seu animal, espaço para que eles possam se divertir, correr e gastar as suas energias, e também onde você pode cuidar do seu animalzinho e passear com ele regularmente com comodidade.
          Os espaços criados exclusivamente para os pets já chamam a atenção e incrementam as vendas, mas vale lembrar que o isso dessas áreas vai exigir dos moradores a observação de algumas regras e bom senso de todos.
Port-Cochère - termo utilizado para designar via adicional para a passagem de carros, destinada a facilitar o embarque/desembarque de pessoas e bagagens, bem em frente à entrada principal de uma edificação. Espécie de prolongamento da rua dentro do terreno do imóvel.



Sistema Pay-per-use - serviços pagos na taxa de condomíneo cobrados apenas quando utilizados, que podem ser contratados também via internet.

Solarium - Espaço para tomar sol, aberto ou fechado.

Kids Space - Espaço para brincadeiras infantis.

segunda-feira, 22 de março de 2010

TORRE CUAJIMALPA - CIDADE DO MEXICO / MÉXICO

                Na Cidade do México os arquitetos Meir Lobaton e Kristjan Donaldson projetaram uma torre residencial que oferece a família o luxo de viver em um prédio de apartamentos sem o sacrificar o conforto do jardim.

Os jardins estão localizados em todos os andares.

          O prédio conta com um apartamento de 400 metros por andar, com uma extensão de jardim de aproximadamente 160 metros. Como cada apartamento gira 90 graus a cada andar, os jardins ficam em cima dos quartos do vizinho de baixo. O deslocamento horizontal entre cada andar proporciona o espaço adequado para o pleno crescimento de uma árvore. Também possibilita o cultivo de grama, folhagens e hortas criando uma mistura de estrutura e natureza, não deixando com que nenhum dos elementos da decoração se sobre-saia em relação ao outro, evitando que um deles pareça como decoração complementar.

          As áreas internas são organizadas para aproveitar o máximo dos jardins, que acrescentam uma sensação da abertura de uma casa.

          Devido à volatilidade sísmica e as condições que caracterizam a Cidade do México, o prédio tem um projeto com esta responsabilidade para acomodar e estabilizar a rotação entre os andares.

Inicio da obra em julho de 2008 e a conclusão prevista para dezembro 2011.

          Esta torre esta localizada numa área de 25.000 metros quadrados aproximadamente, tendo como Colaborador: Javier Sepulveda e Consultores: Garcia Jarque Ingenieros, SC., Buro Happold Consulting Engineers P.C.

domingo, 21 de março de 2010

sábado, 20 de março de 2010